top of page

Montagem

Please reload

O Aro deve ser adequado ao tamanho (medida) do pneu que está sendo montado. No Caso de aros de peças múltiplas com anéis removíveis, verificar se os componentes estão corretos e são compatíveis entre si. Não se deve, em hipótese alguma intercambiar aros de peças de múltiplas com anéis removíveis de fabricantes diferentes, pois o projeto de encaixe entre as partes é especifico para cada um deles. O Tamanho do pneu deve ser exatamente igual ao montado na roda ou aro.

 

Para cada montagem da roda, aros e anéis, devem ser observados a remoção de toda a sujeira tal como graxa, ferrugem, pó e lubrificantes, isto se faz necessário para que se possa analisar eventuais rachaduras, trincas, quebras ou deformações. Peças defeituosas, peças com elevada corrosão ou com acentuado desgaste deverão ser imediatamente substituídas.

 

Num Pneu novo ‘’ com câmara’’ deve-se utilizar câmara de ar e protetores novos. Uma válvula nova (ou anel de vedação novo, no caso de uma válvula metálica), deverá ser aplicada quando da montagem de um pneu sem câmara novo.

 

Em pneus usados (não novos, verificar se estes encontram-se isentos de danos, tomando o mesmo cuidado com os câmaras de ar e protetores. Tomar especial atenção para que nenhuma matéria estranha permaneça entre o pneu e a câmara de ar ou entre o talão do pneu e o assento do talão no aro.

 

Lubrificar os talões do pneu e também toda a superfície do aro em contato com o pneu. Se esta recomendação não for seguida, danos aos talões poderão ocorrer durante a montagem, ou mesmo, ou mesmo durante o rodar, em consequência de um possível mau assento e /ou patinação dos talões no aro.

 

Os procedimentos de Lubrificação ( as partes a lubrificar, tanto o aro como nos talões do pneu),assim como os tipos de lubrificantes devem seguir as orientações de cada fabricante de pneu.

 

ATENÇÃO : Nunca utilizar produtos lubrificantes que contenham derivados de petróleo (hidrocarbonetos) em sua composição ,pois estes provocam a degradação da borracha, podendo causar graves acidentes.

 

No processo de montagem, aplicar na câmara de ar uma fina camada de talco com a finalidade de facilitar sua acomodação dentro do pneu, evitando dobras e vinco.

 

Para evitar danos a câmara de ar ou protetor, certificar-se de que a válvula esteja corretamente em seu orifício. O uso de extensões da válvula é aconselhado em casos cujo acesso é difícil, como nos pneus internos dos conjuntos duplos.

 

No caso dos Pneus com câmara, já com o pneu montado no aro e os anéis removíveis devidamente encaixados, inicie o enchimento certificando-se de que os talões estejam corretamente assentados no aro.

ATENÇÃO : Na ocorrência de uma eventual explosão durante o enchimento ,é necessário examinar minuciosamente a gaiola e substituir as barras danificadas ou até mesmo a própria gaiola.

 

Após o enchimento, certifique-se de que os talões estejam montados corretamente de encontro as flanges do aro, bem como os anéis removíveis sobre a roda. Isto é feito visualmente observando-se em pelo menos 4 pontos equidistantes o seguinte:

Para Pneus: a distância da extremidade da flange do aro em relação a uma linha de referência do pneu, próxima ao talão.
Para Rodas: a folga após o encaixe entre anel removível e o aro da roda deve ser a menor possível.

Estas medidas devem estar simétricas, o que indica que os conjuntos roda/pneu e roda/anel estão perfeitamente centrados.

 

© 2015 por AdsBranding.Todos os direitos reservados.

bottom of page