top of page

Inspeção dos Aros e Rodas

Please reload

Em caso de rachaduras ou quaisquer imperfeições como deformações, ovalizações ou empenamento na roda ou componentes, estes não deverão ser utilizados em serviços, pois comprometerão seriamente a segurança do veículo e usuário, devendo ser substituído de imediato.

 

Ferrugem e corrosão podem reduzir a espessura do metal de superfície.

Substituir a roda quando houver excesso de corrosão.

 

Nas rodas para pneus com câmaras, verificar atentamente se o aro utilizado é o recomendado para o uso. O aro deve ser mantido limpo, com proteção contra ferrugem, antes da montagem do pneu.

As rodas não devem ser reparadas ou recuperadas sob qualquer hipótese. Na dúvida, consultar o fabricante para maiores esclarecimentos.

 

Rodas raiadas:

Checar toda superfície incluindo espaçadores e respectivos aros. Examinar se não há corrosão excessiva, rachaduras no metal, situação dos parafusos e a correta localização da válvula. Substituir o aro ou quaisquer acessórios danificados.

 

IMPORTANTE:

A maioria dos problemas ligados aos aros e rodas estão relacionados a sobrecarga e a manutenção imprópria.

Antes das substituição de quaisquer componentes determinar e corrigir a causa do problema, a fim de evitar reincidência e outros inconvenientes.

 

As rodas danificadas ou as que possuírem os assentos dos furos de fixação rachados, deformados ou desgastados ou mesmo quando apresentarem quaisquer tipos de rachaduras não devem ser consertados nem reutilizadas, sob riscos de acidentes graves ou fatais.

 

Da mesma forma os aros danificados ou trincados jamais deverão ser soldados, porque no local da solda as tensões residuais provocarão novas rachaduras que tenderão a aumentar rapidamente com o uso, podendo provocar acidentes graves ou fatais .

Para evitar a corrosão, a pintura anticorrosiva das rodas e anéis em aço deve ser sempre verificada na montagem dos pneus e renovada se necessário, retirando-se antes toda a ferrugem encontrada.

 

O ar comprimido utilizado para inflar pneus deve ser isento de qualquer umidade, sob pena de desequilíbrio no conjunto rodante e corrosão. Nos casos de corrosão acentuada, a roda deve ser retirada de uso.

 

Excessiva corrosão ou aros rachados podem apresentar maiores riscos de acidentes durante a remoção. Esvazie por completo o pneu antes de remover o aro do veículo.

 

Verificar a existência de tampinhas nas válvulas. Providenciar as que estejam faltando.

 

A pressão de inflação dos pneus devem obedecer a pressão recomendada pelo fabricante do veículo ou do pneu, para a carga transportada, sob pena de comprometer a segurança da operação e a vida útil da roda e do pneu.

 

As operações de montagem e desmontagem dos conjuntos devem ser efetuadas por um profissional experiente que disponha de ferramentas adequadas e siga corretamente as instruções fornecidas pelos fabricantes de pneus, aros ou rodas.

© 2015 por AdsBranding.Todos os direitos reservados.

bottom of page