
Consertos e Reformas
Os pneus que necessitam de reparações devem ser examinados por um profissional experiente que, ao examiná-lo, verificará se existe possibilidade de consertos, assumindo a responsabilidade pelos serviços efetuados.
Ao atingirem um certo grau de desgaste que, em função de utilização determine a sua retirada, os pneus poderão ser encaminhados a um reformador que os examinará e verificará se o estado em que se apresentem, permite um reforma segura e econômica.
ATENCÃO: Nunca deverão ser reformados pneus que apresentem avarias dos seguintes tipos:
- Lona(s) da carcaça desagregada(s) ou com fios excessivamente espaçados devido ao emprego de sobrecarga, baixa pressão ou rodar vazio;
- Avarias graves na região dos talões apresentando abrasões excessivas, cordonéis da estrutura lesionada ou fendas na base dos talões;
- Cortes passantes extensos, que superem os limites para a aplicação de manchões;
- Deslocamentos entre lonas ou entre flancos e a carcaça;
- Deslocamento entre cinturas ou entre cinturas e carcaça;
- Cordonéis de aço e estrutura avariados ou enferrujados em amplas zonas, fora os limites de possibilidade de conserto.
Portanto, este serviço deverá ser feito por empresas de confiança, que observem rigorosamente os limites estabelecidos nas normas de ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas) e que responsabilizem-se pela qualidade dos serviços prestados por seus profissionais.
Lembramos que os aros ou rodas não devem, sob qualquer hipótese, ser consertadas ou reformados.
ATENÇÃO:
O pneu reformado deve oferecer ao usuário um nÃvel de segurança equivalente aos novos.
Por isso a reforma deve ser feita somente em empresas idôneas, que utilizem equipamentos, processos e matérias requeridos, além de possuÃrem pessoal treinado e capacitado para as diversas operações de reforma.